LOGO NOP
NÚCLEO DE ÓPERA DA BAHIA
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
1497496869A94A4113.jpg
TEMPORADA 2021
Ópera dos terreiros
A Flauta Mágica
Amor Azul
ADIADO
Ópera dos terreiros - 21 à 26 de jan.
A Flauta Mágica - 26 à 28 de fev.
Amor Azul - São Paulo 13-14 março​
Ópera dos terreiros - turnê Europa março
Oratôrio de Santo Antônio - junho
 

O NÚCLEO

A idéia de criar um projeto cultural inédito no Estado da Bahia, surgiu dos encontros entre o compositor Aldo Brizzi, a cantora baiana Graça Reis e articulador cultural André Reis. Juntos idealizaram a criação de um Núcleo de Ópera da Bahia para ser desenvolvido nos patrimônios históricos do Estado. 

OS OBJETIVOS

  • Formar uma companhia de Ópera Baiana, explorando a potencialidade dos cantores líricos da Bahia e dos demais artistas de diferentes segmentos envolvidos na produção de uma Ópera;

  • Aproximar o gênero musical lírico do universo cultural brasileiro, através da sua popularização, democratizando o acesso à cultura e colaborando para a formação de plateia;

  • Criar um repertório original e quase inédito, fugindo das tradicionais montagens das grandes salas de ópera do mundo, abrindo um novo e atraente mercado, com possibilidade, em médio prazo, de co-produção com outras entidades de ópera no Brasil e exterior, bem como turnês das produções baianas pelo mundo.

_DSC4409
_DSC4439
_DSC4448
 
 

A SEDE

Uma programação anual do Núcleo de Ópera da Bahia (Nop) – no Palácio da Aclamação – foi lançada na oportunidade do primeiro ensaio do Nop na nova sede, junto com Gilberto Gil e o Cortejo Afro. 

 

A iniciativa faz parte do projeto de dinamização de áreas públicas do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia / Ipac-Ba.

O Núcleo de Ópera utilizará o espaço do Palácio da Aclamação para ensaios e apresentações. 

“A gestão cultural e a sociedade, junto com aqueles que têm projetos e iniciativas, como aqui no Palácio da Aclamação, precisam se unir. Esse tipo de iniciativa do IPAC, de implantar o Núcleo de Ópera nesse espaço do Palácio é fundamental, pois nos permite caminhar”.

Gilberto Gil

 

As principais produções

Opera dos Terreiros Concha 2020.png

ENCONTRE A GENTE

NOP

Rua Gamboa de Cima 3

Campo Grande

Salvador- BA, 40080-060

Maestro Titular - Aldo Brizzi
Coordenação - Graça Reis
Produção geral - Renata Campos

Projetos especiais: Martha Rocha
Assistente legal - Juliana Bastos
Tesouraria - Maria Fernandes

Seus detalhes foram enviados com sucesso!