top of page

1º Ato 

Em uma plantação no sul dos Estados Unidos, em 1884.  Há dezoito anos, Ned e sua mulher Monisha, dois negros que vivem na  plantação , acharam uma criança embaixo da árvore na frente da cabana onde moravam. A todos fizeram crer que a menina era filha deles e a chamaram Monisha, como a mãe.  Mas, como a menina costumava brincar em torno desta árvore quando havia 3 anos, começaram a chamá-la de Treemonisha . Os pais da menina queriam que ela fosse instruída, mas não  havia escolas próximas, então, Monisha e Ned fizeram um acordo com uma família de brancos: eles trabalhariam para a família e, em troca, Treemonisha seria educada como os filhos das típicas famílias ricas da época.

Agora Treemonisha, com dezoito anos, é uma moça instruída . Na plantação vivem três velhos: Zodzetrick, Simon e Luddud, que usam a bruxaria de forma leviana para se aproveitar da ignorância  das pessoas. Zodzetrick quer vender a Monisha um amuleto, mas Ned não permite. Treemonisha procura explicar a Zodzetrick a falsidade da sua bruxaria, mas o velho vai embora predizendo a ela um mal futuro. Os coletores de espigas de milho, antes de sentarem em círculo para descascar, dançam. Treemonisha vê que todas as moças possuem uma grinalda feita com folhas e decide procurar uma para si. A mãe lhe recomenda que não tire as folhas da "sua" árvore : lá, dezoito anos antes, explica aos presentes, ela e seu marido tinham encontrado o bebê Treemonisha. Todos se surpreendem com a revelação da adoção. Chega correndo Lucy: tinha ido com Treemonisha colher as folhas , quando foram cercadas por Zodzetrick e Luddud e Treemonisha foi raptada. Os homens da plantação  partem à procura dela.

 

2º Ato

Em um canto escondido na floresta estão reunidos os bruxos : chegam os dois velhos com a prisioneira. Todos, menos um, decidem que Treemonisha deverá ser punida. Na clareira chegam oito ursos procurando comida mas vão embora quando ouvem vozes de homens. Simon sugere que Treemonisha seja colocada em um arbusto cheio de ninhos de vespas. Quando estão prestes a empurrá-la, aparece o diabo e todos fogem. O diabo, na realidade, é Remus, um amigo de Treemonisha que consegue salvá-la. Durante a fuga, os dois encontram um grupo de colhedores de algodão que festejam o final do dia de trabalho.

3º Ato

Ned conforta Monisha, preocupada pelo destino da filha. Treemonisha retorna, enquanto uma equipe de homens captura Zodzetrick e Luddud. Os homens querem bater nos sequestradores, mas Treemonisha pede pra eles desistirem : melhor uma bela conversa pra convencê-los dos próprios erros. Assim Remus e Ned lhes ensinam a comportar-se corretamente . Treemonisha convida os homens a dar as mãos  aos bruxos e perdoá-los . Ao final, todos pedem a ajuda de Treemonisha para derrotar a ignorância e viver melhor e propõem que ela governe o povoado. Treemonisha aceita e os habitantes da plantação festejam com uma dança.

Sinopse

bottom of page